Como desenvolver uma atividade de Voluntariado
Para desenvolver uma atividade de voluntariado, você deve solicitar a atualização da sua conta ao nível de ASPIRANTE que é o nível mínimo requerido para contribuir como voluntário.
O processo de inscrição em nosso programa de voluntariado é feito por meio do preenchimento e assinatura de dois documentos:
- FICHA DE INSCRIÇÃO que pode ser acessada na Secretaria Virtual.
- TERMO DE ADESÃO AO TRABALHO VOLUNTÁRIO que pode ser acesso na Secretaria Virtual.
Não esqueça de detalhar seu projeto por e-mail indicando o tipo de célula que você pretende criar junto com os nomes (e emails) dos demais membros que irão contribuir e participar do projeto e da célula, se for preciso. As orientações necessárias estão apresentadas a seguir.
Para ver todas as informações desta página, cadastre-se (crie uma conta) e acesse a plataforma por meio de login.
Células de voluntariado
As células de voluntariado são as estruturas de desenvolvimento dos projetos altruístas da Ordem Ceti. Elas executam as missões e tarefas de cada projeto.
Existem três tipos de células dentro da ORDEM CETI: células públicas, células privadas e células individuais.
- Células Públicas: As células públicas são assim denominadas porque elas organizam as ações e projetos que estão relacionados com a recepção ou o atendimento de público. Exemplos de projetos que envolvem células públicas são eventos presenciais com recepção de público, cultos e cursos presenciais, entre outros. As células públicas são criadas pelos comandantes.
- Células Privadas: As células privadas são assim denominadas porque elas não envolvem a recepção de público e suas ações e projetos estão relacionados com a produção de recursos espirituais, educacionais ou tecnológicos internos tais como cursos, livros, artigos, plataformas, produção audiovisual (vídeos, áudios, textos), produção artística, entre outros. As células privadas podem ser criadas por cavalheiros ou propostas por no mínimo dois aspirantes.
- Células individuais: As células individuais são assim denominadas porque um único membro da Ordem Ceti é responsável pela produção de um recurso para a Ordem ou pela entrega de um serviço, tais como a produção de um artigo, livro, curso gratuito, vídeo aula, vídeo, atendimento virtual, resposta a perguntas técnicas ou espirituais, entre outros recursos e tarefas individuais. As células privadas podem ser criadas por cavalheiros ou aspirantes.
O processo de criação de uma célula varia em função do tipo de célula.
Processo de criação de uma célula individual
A criação de uma célula individual de tipo PONTO é proposta pelo interessado voluntário, por meio da formalização de uma Ficha de inscrição que detalhe os tipos de contribuições voluntárias propostas pelo futuro aspirante.
Tamanho das Células
As células públicas, privadas ou individuais têm tamanhos diferentes.
Como você pode participar?
Você pode participar em projetos simples (atendimento, suporte administrativo ou criação de artigos) ou complexos (criação livros, cursos ou plugins para a plataforma), solicitando a criação de um célula individual de tipo PONTO ou solicitando a criação de outro tipo de célula.
Exemplos de atividades e tarefas que podem ser assumidas pelos futuros aspirantes incluem:
- Trabalho voluntário especializado
- Atendimento voluntário online na plataforma
- Gravação de áudio
- Criação de conteúdo digital
- Curso autoral
- Livro autoral
- Artigo autoral
- Criação e doação de obras de Arte (pinturas, arte digital…)
Vale enfatizar que você deve propor a criação de uma célula para um projeto específico que esteja alinhado com suas habilidades profissionais ou pessoais e os Objetivos da Ordem. Veja a seguir alguns exemplos de projetos nos quais você pode assumir responsabilidades e tornar-se um voluntário da Ordem Ceti.
São muitas as possibilidades de contribuição para os Futuros Aspirantes!