MARIA MADALENA | EVANGELHO

Introdução

O evangelho de Maria Madalena foi escrito provavelmente no século 2. Foi através de fragmentos que ele chegou até nos. As páginas 1 a 6 do manuscrito, contendo os capítulos 1 a 3, estão perdidas. O texto preservado começa na página 7.

Este texto é interessante porque ele aborda os seguintes temas (entre outros): natureza, matéria, alma, pecado, submissões, vícios e fraquezas da alma, reino e leis.

Bom estudo

Esrac

 

Evangelho

Capítulo 4

A matéria será então destruída ou não?

  1. O Salvador disse: Toda a natureza, todas as formações de matéria e todas as criaturas estão unidas e existem umas nas outras. Elas são interdependentes e dependem as umas das outras. Mas elas se separarão novamente e voltarão para sua origem e suas próprias raízes.
  2. Pois a natureza e essência da matéria é resolvida apenas nas raízes de sua própria natureza e essência.
  3. Quem tem ouvidos para ouvir, que ouça.
  4. Pedro lhe disse: Já que nos explicaste tudo, diga-nos também: O que é o pecado do mundo?
  5. O Salvador disse: Não há pecado, mas são vocês que fazem o pecado ao realizarem coisas que são contrárias à natureza das coisas, assim como o adultério que é contrário ao casamento, é chamado pecado.
  6. É por isso que o Senhor veio até vocês, para mostrar a essência de toda a natureza e para restaurá-la em suas raízes e origens.
  7. Então ele continuou e disse: É por isso que vocês adoecem e morrem, pois vocês estão se privando daquele que pode curá-los.
  8. Aquele que compreende minhas palavras que as entenda e as coloque em prática.
  9. A matéria e a carne produziram uma paixão que não tem igual e que surgiu de algo contrário à sua natureza divina. A partir daí, criaram-se perturbações, vícios e desequilíbrios em todo o seu corpo.
  10. Por isso, Eu lhes disse: Tenham coragem, e se estiverem desanimados, procurem força das diferentes manifestações e formas da natureza, da matéria e do seu corpo.
  11. Quem tem ouvidos para ouvir, que ouça.
  12. Quando o Filho do Senhor disse isso, Ele os cumprimentou, dizendo: Que a paz esteja com vocês. Recebam minha paz dentro de si.
  13. Tomem cuidado para que ninguém os engane e os afaste do caminho, dizendo “Vejam aqui!” ou “Vejam ali!” Pois o filho do Senhor está dentro de vocês.
  14. Sigam-no!
  15. Aqueles que o buscam, o encontrarão.
  16. Então vão e preguem o evangelho do Reino.
  17. Não estabeleçam nenhuma regra além daquilo que lhes indiquei, e não criem uma lei como um legislador, para que não sejam restringidos por ela.
  18. Quando Ele disse isso e partiu.

Capítulo 5

  1. Mas eles ficaram profundamente tristes. Choraram muito, dizendo: Como iremos até a multidão e pregaremos o evangelho do Reino do Filho do Homem? Se não pouparam Ele, como nos pouparão?
  2. Então Maria Madalena levantou-se, cumprimentou a todos e disse a seus irmãos: Não chorem, não fiquem tristes nem inseguros, pois a graça do Senhor estará completamente com vocês e os protegerá.
  3. Em vez disso, louvemos a grandeza do Senhor, pois Ele nos preparou e nos fez Homens.
  4. Quando Maria Madalena disse isso, eles entregaram seus corações ao Senhor e eles começaram a conversar sobre as palavras do Salvador.
  5. Pedro disse a Maria Madalena: Irmã, sabemos que o Salvador amou você mais do que o resto das mulheres.
  6. Conte-nos as palavras do Salvador que você lembra, aquelas que somente você sabe e que nós nem ouvimos.
  7. Maria Madalena respondeu e disse: Esclarecerei o que foi ocultado de vocês.
  8. E ela começou a falar-lhes estas palavras: Eu, disse ela, vi o Senhor em uma visão, e eu lhe disse: Senhor, eu tive hoje uma visão do Senhor. E o Senhor respondeu e disse-me:
  9. Bem-aventurada é você que não hesitou ao me ver. Pois onde está a mente, ali está o tesouro.
  10. Maria Madalena disse: Aquele que tem uma visão vê, através da alma ou do espírito?
  11. O Salvador respondeu e disse: Ele não vê através da alma, nem do espírito, mas da consciência que está entre ambos. É isso que é uma visão […].

(as páginas 11 a 14 estão ausentes do manuscrito)

Capítulo 8

… o início do capítulo está perdido…

  1. E o desejo disse à Alma: Eu não te vi descendo, mas agora te vejo subindo. Por que você fala mentiras, já que você pertence a mim?
  2. A alma respondeu e disse: Eu te vi. Mas você não me viu, nem me reconheceu. Você me usou como um acessório e não me conheceu.
  3. Depois de dizer isso, a alma partiu, exultante de alegria.
  4. Novamente, ela chegou ao terceiro poder, que é chamado ignorância.
  5. O poder questionou a alma, dizendo: Para onde você está indo? Na maldade você está presa. Já que está presa, não julgue!
  6. E a alma respondeu: Por que você me julga, se eu não julguei?
  7. Eu estava presa, mas não aprisionei.
  8. Eu não fui reconhecida. Mas percebi que todo está se dissolvendo, tanto as coisas terrenas quanto as celestiais.
  9. Quando a alma superou o terceiro poder, subiu e viu o quarto poder, que tinha sete formas.
  10. A primeira forma é a escuridão das trevas, a segunda o desejo, a terceira a ignorância, a quarta é a excitação da morte, a quinta é o reino da carne, a sexta é a sabedoria insensata da carne, a sétima é a sabedoria irada. Estas são as sete forças da ira.
  11. Eles perguntaram à alma: De onde você vem, devoradora de homens, ou para onde vai, conquistadora do espaço?
  12. A alma respondeu e disse: O que me subjugava foi eliminado e o que me desviava foi derrotado e superado.
  13. Meu desejo foi consumido e terminou e a ignorância morreu.
  14. Num mundo fui libertada de outro mundo de outro tipo. Fui libertada das correntes do esquecimento que são transitórias.
  15. A partir de agora, me aproximarei em silêncio do final do meu tempo, até alcançar o reino eterno.

Capítulo 9

  1. Depois de ter dito isso Maria Madalena se calou, pois foi até esse ponto que o Salvador lhe tinha falado.
  2. Mas André respondeu e disse aos irmãos: Digam o que querem dizer sobre o que ela disse. Eu, pelo menos, não acredito que o Salvador disse isso. Certamente, esses ensinamentos carregam ideias estranhas.
  3. Pedro respondeu e falou sobre as mesmas coisas.
  4. Ele questionou sobre o Salvador: Será que Ele realmente falou em particular com uma mulher e não abertamente conosco? Devemos mudar de opinião e ouvi-la? Será que Ele a preferiu realmente a nós?
  5. Então Maria Madalena chorou e disse a Pedro: Meu irmão Pedro, o que você acha? Acha que eu inventei tudo isso sendo de má fé ou que estou mentindo sobre o Salvador?
  6. Levi respondeu e disse a Pedro: Pedro, você sempre foi temperamental e exaltado.
  7. Agora te vejo competindo com uma mulher como se fosse um adversário.
  8. Mas, se o Salvador a tornou digna e a considerou merecedora, quem é você para rejeitá-la? Certamente o Salvador a conhece muito bem.
  9. É por isso que Ele a amou mais do que a nós. Precisamos ter vergonha e assumir a perfeição do Senhor. Precisamos nos separar, como Ele nos ordenou e pregar o evangelho, sem estabelecer qualquer outra regra ou lei além das que o Salvador nos legou.
  10. Depois que Levi disse essas palavras, eles começaram a sair para pregar.

 

Você não pode copiar conteúdo desta página

Pular para o conteúdo